Nosso fazer conecta pensamento, prática e cuidado.
Fundada em 2015, a organização surgiu com o propósito de fortalecer ações de proteção territorial e modos de vida junto ao Fórum Teles Pires, uma rede de defesa da região do rio Teles Pires contra grandes empreendimentos de infraestrutura nos estados de Mato Grosso e Pará.
Desde então, ampliamos nossa atuação em parceria com diversas organizações que atuam em diferentes estados, regiões e biomas, aliando fortalecimento organizacional, incidência política e comunicação popular para potencializar as lutas populares por terra e território.
Internamente, essa frente promove o desenvolvimento de estratégias de comunicação popular e o uso de ferramentas digitais para engajar colaboradores e parceiros com a produção de conteúdos chaves. Externamente, trabalha diretamente com comunidades, grupos e movimentos sociais para ampliar a conscientização e a mobilização em torno de causas fundamentais. Além disso, realiza processos de formação estratégica que fortalecem o entendimento crítico e a capacidade de organização dos grupos parceiros do instituto, incentivando sua atuação política e social.
Essa frente atua, no âmbito interno, assegurando a eficiência e a organização das práticas de gestão do Instituto. Trabalha na consolidação de processos, no alinhamento estratégico organizacional e na elaboração de planejamentos, definindo linhas norteadoras que orientem as ações internas. Na dimensão externa, apoia instituições parceiras na estruturação organizacional, capacitação e gestão de recursos, fortalecendo sua autonomia e garantindo sustentabilidade a longo prazo. Também promove processos de formação focados no desenvolvimento de competências institucionais, como planejamento estratégico, gestão financeira e articulação política, fornecendo aos parceiros as ferramentas necessárias para enfrentar desafios complexos.
Internamente, fomenta a integração entre as frentes de trabalho do Instituto, alinhando esforços para maximizar o impacto das ações. Externamente, promove conexões estratégicas entre organizações, coletivos e movimentos sociais, criando redes de apoio mútuo e compartilhamento de recursos, ampliando o alcance e a efetividade das ações coletivas.
O modo emergencial é direcionado para situações críticas, nas quais é essencial oferecer suporte imediato e eficaz. Essa abordagem permite atender rapidamente às demandas de organizações, grupos e comunidades, respeitando os contextos e realidades locais e garantindo uma resposta ágil e assertiva.
O modo estratégico, concentra-se nos esforços do fortalecimento institucional e na gestão organizacional dos parceiros através da criação de capacidades internas ou desenvolvendo insumos de consulta e referência. Nossa atuação busca construir capacidades que assegurem a autonomia e o desenvolvimento contínuo das iniciativas, criando condições para que os grupos envolvidos ampliem sua sustentabilidade e alcance a longo prazo.
O modo operacional concentra-se na organização e fortalecimento de equipes, visando atender às demandas de campanhas estratégicas e de incidência política . Essa abordagem é essencial para estruturar conteúdos e ferramentas que ampliem a disseminação de mensagens, promovam o engajamento e reforcem o impacto das mobilizações em curso, garantindo ações eficazes e alinhadas aos objetivos políticos e sociais estabelecidos em cada ação.
Vamos direto ao ponto. Usamos cookies para manter o site funcionando direitinho e, com seu consentimento, entender o que podemos melhorar. Quer aceitar todos, ficar só com os essenciais ou escolher categoria por categoria nas preferências? Tudo conforme a LGPD. Sem consentimento, alguns recursos podem não aparecer.